2 de abr. de 2012

Resenha - Em Chamas

Em chamas
Suzanne Collins
Editora Rocco

Se você não leu Jogos Vorazes, não prossiga. Leia e comente na resenha do 1° livro

Geralmente, quando leio uma série, gosto mais do primeiro e do último livros. Geralmente. Porque isso não aconteceu com Em Chamas. Suzanne Collins não sofreu a maldição do segundo livro, ou seja, a qualidade de escrita manteve-se igual ou superior ao primeiro livro.
Se Jogos Vorazes é um milhão de vezes épico, Em Chamas é 50 milhões de vezes ÉPICO!!!!!!!!!!
Depois que a 74ª edição dos Jogos Vorazes terminou com dois vencedores, o dobro do que é permitido, a Capital não está nem um  pouquinho satisfeita com isso. O presidente Snow considera o que Katniss fez o começo de uma rebelião contra Panem e contra o próprio presidente.
Então, para evitar que um levante aconteça Katniss precisa provar à toda Panem e ao presidente que seu ato na arena, que salvou Peeta e ela mesma, foi pura e simplesmente baseado no amor incondicional que um sente pelo outro. Mais do que nunca ela precisa provar para todos os distritos durante a Turnê da Vitória que ela e Peeta são os amantes desafortunados do Distrito 12.
De 25 em 25 anos ocorre o Massacre Quartenário, que nada mais é do que uma outra forma de apresentar os Jogos Vorazes. No último, cada distrito deveria enviar o dobro de tributos para disputarem os Jogos. Esse foi o ano que Haymitch ganhou.
Nessa edição dos jogos a coisa é diferente: os tributos masculino e feminino de cada distrito serão sorteados dentre os vencedores vivos dos jogos anteriores. Ou seja Katniss precisa enfrentar de novo o perigo de estar na arena. E dessa vez tem uma certeza: apenas ela ou Peeta sairão vivos de lá. Como na edição anterior a escolhida de Haymitch foi ela, nada mais justo do que quem seja privilegiado nessa edição seja Peeta certo?
Além de seu ódio profundo pela Capital, pelo presidente Snow, agora ela também odeia os Idealizadores dos Jogos.
Como eu havia dito anteriormente, Em Chamas parece ser inflamável. A cada página uma nova bomba prestes a estourar sobre a cabeça de todos os tributos e sobre as nossas também.
Antes mesmo de terminar Jogos Vorazes já estava com Em Chamas no meu criado-mudo, porque eu sabia que ao terminar um já engataria o outro. Dito e feito.
Acho que com Em Chamas bati o meu recorde pessoal. O máximo que eu tinha conseguido num dia normal de aula foi ler um livro de 200 e algumas páginas. Dessa vez, durante alguns dias que precisava estudar para provas e mais provas, além de fazer trabalhos, consegui ler Em Chamas praticamente em um dia só. Uma proeza que pode parecer pouco, mas eu li muito em um dia só. E já comecei A Esperança. Ou para os revoltados com esse novo #freak como eu Mockingjay.
Nesse livro nos são apresentados novos personagens. Os novos/velhos tributos. Os meus favoritos são Finnick, o pescador do Distrito 4, Pancada e Faísca, ops, Wiress e Beetee, ambos meio abilolados do Distrito 3 e obviamente Peeta. <3
Além desses, a maioria permaneceu inalterada, apesar de que agora não acho mais a Katniss burra. Agora está mais para lenta, muito lenta.
Mas o meu favorito de todos os tempos é Plutarch Heavensbee. Mas eu não quero ser linchada soltando spoiler do livro, então não vou dizer o motivo. E não, nada do que eu disse acima é spoiler, ok?

"Plutarch dá um passo para trás e puxa do bolso do colete um relógio de ouro preso a uma corrente. Ele abre a tampa com o dedo, verifica a hora e franze a testa.
- Preciso ir andando. - Ele vira o relógio para que eu possa ver o visor. - Começa à meia noite.
- Parece tarde para... - digo, mas então algo me distrai. Plutarch passa o polegar sobre o visor de cristal do relógio e, por um instante, uma imagem surge, brilhando como se estivesse iluminada por uma vela. Mais um tordo. Exatamente como o broche em meu vestido. Só que esse desaparece. Ele fecha o relógio."
Página 94.


Haymitch e Cinna continuam na lista de favoritos. Cinna porque não existe estilista mais... Oh God, não tenho palavras para definir Cinna. E Haymitch porque bem, ele nunca deixará de ser Haymitch. *-*

Se você já leu Jogos Vorazes e ainda não leu Em Chamas CORRE! Você não sabe o que está perdendo. Em Chamas é ÉPICO!

Nota: 



0 comentários:

Postar um comentário