27 de mar. de 2012

Resenha - Jogos Vorazes

Jogos Vorazes
Suzanne Collins
Editora Rocco

Um milhão de vezes épico!!!!!!
Sabe aquele livro que você espera para ler por três motivos? 1. Por sempre ser caro, 2. Por querer o box. *-* e 3. Porque não quer criar expectativas muito grandes e acabar se decepcionando? Sim isso aconteceu com Jogos Vorazes.
Não que eu tivesse medo de não gostar, mas não queria ler e ficar: "Nossa, como alguém consegue gostar disso?". Apesar de que isso não aconteceu, devo dizer que estava com medinho.
Antes que alguém aí resolva me colocar nos Jogos Vorazes, não, eu não odiei o livro. Pelo contrário, entrou para a lista de favoritos. *o*
Vou dar um geral na história para vocês:
Depois  que a América do Norte teve um fim foram formados 13 distritos, mas após uma guerra o Distrito 13 foi extinto.
Tudo é comandado pela Capital, que para mostrar seu poder, usa os Jogos Vorazes para mostrar que todos devem se submeter à ela.
Consiste basicamente em sortear um tributo feminino e um tributo masculino de cada Distrito, soltá-los em uma arena e o que sobrar é o vencedor. Simples assim. Mas imagine-se na pele de um desses tributos.
Como vida de personagem principal não é #nada fácil, Katniss vive no Distrito 12, um dos mais miseráveis de Panem. Todos os dias, juntamente com seu amigo Gale, ultrapassam a cerca que delimita os limites do Distrito, infringem a lei e vão caçar na floresta, conseguindo assim manter suas famílias vivas.
Todo ano há a Colheita, onde acontece o sorteio dos tributos para os Jogos Vorazes. É o primeiro ano que sua irmã, Prim se inscreve porque tem que se inscrever. E como todo mundo sabe que personagem principal sofre, adivinhe quem é sorteada? Sim, Prim é a "sortuda" desse ano. Katniss como boa irmã mais velha se oferece para ocupar o lugar de sua irmã.
O companheiro de Katniss é nada mais, nada menos do que Peeta Mellark, o garoto que há muito tempo ajudou Katniss. Distrito pequeno esse, não é?
Os dois vão para a Capital, junto com o único ganhador dos Jogos Vorazes do Distrito 12 que ainda está vivo Haymitch e Effie, que é uma espécie de coordenadora dos tributos do Distrito 12. Haymitch está constantemente bêbado, mas eu o adoro. Já Effie conseguiu me irritar.
Na Capital, ambos recebem uma equipe de produção, e um responsável pelas roupas: Portia e Cinna.
Algumas coisas acontecem antes que os Jogos comecem, como o desfile de apresentação dos tributos, as entrevistas, os treinos e só após alguns dias o maior evento de todos começa.

"Então, ouço a voz do lendário locutor, Claudius Templesmith, retumbar ao meu redor.
 - Senhoras e senhores, está aberta a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes!"
Página 162.

Pois é! Depois disso, a coisa só esquenta quando os Jogos Vorazes realmente começam. Lá é cada um por si e os patrocinadores por seus patrocinados. É assim que os tributos conseguem algo como armas, suprimentos, remédio ou o que quer que precisem lá dentro da arena.
Alguns tributos, chamados de Carreiristas, os mais fortes e bem alimentados de Panem, geralmente se oferecem para disputar os jogos, se unem para derrotar os mais fracos... E bem, daqui para frente, se eu contar mais algo será um #MEGA spoiler.

Não preciso dizer que Katniss é minha favorita, certo? Apesar de que no final ela comete uma burrada, e das grandes... De qualquer forma, ela é astuta e consegue se sair bem caçando e bem, sobrevivendo.
Só li Jogos Vorazes ainda, e não sei se no próximo Gale aparece mais, mas realmente quero conhecer esse personagem melhor. Apesar de que #AMO Peeta.
Preparem os ouvidos para o que direi agora:
Peeeeeeeeeeeeeeeetaaaaaaaaaaa. *---------* Gente, o que é aquilo?!?!?!?!?! Lindo, charmoso, mestre em camuflagem, carinhoso. Aiiiin, ele é #PERFEITO!!!!!! Como não se apaixonar por ele? Não tem como. Se você já leu, sabe muito bem do que estou falando.
Tirando os personagens principais, os meu favoritos são Haymitch e Cinna. Apesar de que, como disse acima, Haymitch estava a maior parte do tempo bêbado, ele é bem legal, e fundamental para Katniss. Já Cinna... Não tem bem um motivo para gostar dele. Ele é uma graça e um estilista de primeira. Me conquistou logo de cara.
Não preciso nem dizer, mas vou... VALE A PENA LER. Vale MUITO a pena!!!! Suzanne Collins é minha nova diva!!! *--------*
Se você gosta de livros ÉPICOS, corre, porque Jogos Vorazes te espera!

Nota:


4 comentários:

  1. EU SABIA QUE VOCÊ IA ADORAR! HAHAHAHA
    AMO o Peeta, mas ele não é meu personagem preferido. É, na verdade, a Katniss e toda a sua bravura para enfrentar as dificuldades! E depois vem o Haymitch,CLAAARO! Pena que ele não ficou tão bêbado no filme. ):

    ResponderExcluir
  2. Esta é a resenha mais empolgada que li de Jogos Vorazes kkkk e adorei =D

    Eu tinha os mesmos receios que você em relação ao livro, mas no final cedi aos encantamentos desta história....

    Eu só acho que a tradução da Rocco ficou bem ruim..... eu li a série em inglês e quando vi algumas traduções de certos termos fiquei revoltada....

    Eu tb amo o Peeta *-* ( e detesto o Gale , puta cara chato) kkkk

    Bjus

    Virginia
    http://prateleiracultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. hahah resenha super empolgada!
    lerei em breve atraves de book tour :D

    ResponderExcluir
  4. TEAM PEEEEETA FOREVER!!! ELE É TÃO FOFINHO!!! TÃO BONITINHO!!! E respondendo a uma coisinha sobre o Gale aparecer mais, é...só no livro 3 ¬¬ bem, foi em A Esperança que ele mais apareceu. E o Peeta no ultimo livro quase me matou. O ultimo livro é...o ultimo livro! Só lendo pra saber do que estou falando. Cinna, pobre Cinna....Adoro ele, até que....só lendo pra saber do que estou falando de novo. HayHay!!! Bêbado sem vergonha, adoro ele! Muito descarado,um dos melhores personagens. Haymitch é fod# ! O livro é maravilhoso, angustiante, bom demais, eu fiquei morta pra acabar de ler porque não conseguia parar, a história é envolvente e muito boa! Leia Em Chamas o quanto antes, porque tende a melhorar e muito!

    ResponderExcluir